“o Vortex” é nada mais nada menos que o nome do mix-up do akuma ao derrubar o oponente e tirar vantagem dele que ao chão tem poucas opções contra o arsenal de golpes do gouki. Em verdade por se dizer que todos os personagens têm o poder de usar o vortex, mas nosso demônio aqui tem uma variedade monstruosa de ataques com uma certa segurança de aplicação, alias o nome foi dado pelo Arturo Sanchez. E o Lord of Ultima sintetizou o conhecimento em vídeos para melhor entendermos do que se trata esse estilo.
Há tipos de ataques que ao derrubar o oponente não é possível usar o quick recover para levantar mais rápido (untechable Knockdowns), o Sweep (rasteira forte) e agarrões são os principais, deixando o oponente no chão o deixa num amplo jogo de tentar adivinhar qual é seu próximo movimento para que ele possa contra-atacar basicamente o wake-up game vira um jo-ken-po mas a seu favor. E essa é basicamente a graça do vortex deixar o oponente no chão, induzi-lo ao erro toda vez que ele for levantar e lançá-lo ao chão novamente.
O vídeo e a explicação foram feitos pelo LordofUltima e separou em três passos o Knockdown (derrubar) o Setups (maneiras de emendar algum untechable knockdown) e o Mixup.
Assista o vídeo e logo abaixo vem o um guia para ajudar a acompanhar o do tutorial.
O vídeo e a explicação foram feitos pelo LordofUltima e separou em três passos o Knockdown (derrubar) o Setups (maneiras de emendar algum untechable knockdown) e o Mixup.
Assista o vídeo e logo abaixo vem o um guia para ajudar a acompanhar o do tutorial.
Step 1: The Knockdown:
A) Sweep
· Poke/Counter-poke Sweep
· Jumping Attack -> Sweep
· Focus Attack -> Sweep
· Normal/Cross-up Air Tatsu -> Sweep
· Fireball -> FADC -> Sweep
· Bread n' Butter -> Sweep (character specific)
· Standing Jab (far) -> Sweep
B) Throw
· Agarrão para trás
· Agarrão para frente
· Demonflip Throw
C) Demonflip
· Palm
· Slide
D)Super/Ultra Combo
Step 2: The Setup
A)Empty/Safe/Fake Jump
Essas são maneiras de chegar perto do seu oponente de uma forma segura sem tomar
A)Empty/Safe/Fake Jump
Essas são maneiras de chegar perto do seu oponente de uma forma segura sem tomar
reversal e que podem dar iscas para eles errarem possível reversais ao levantar que normalmente você não conseguiria sair se desse uma voadora comum. Pode ser:
· Normal ou Cross-up
B) Ataques Aéreos
Essas opções para iniciar combos e mix-ups é quase o Creme de La creme do Vortex, é onde a maioria das pessoas se confundem em que decisão tomar ao levantar.
· Normal Jump Attack
· Neutral Jump Attack
· Cross-up Jump Attack
· Normal/EX Air Fireball (norm/cross-up)
· Normal/Cross-up Air Tatsu
C) Demonflip
A vantagem do Demonflip é sua natureza imprevisível dada as múltiplas opções que ele dá
A vantagem do Demonflip é sua natureza imprevisível dada as múltiplas opções que ele dá
E estas podendo ter variações de acordo com o a força do chute que você apertou e a hora que aciona um das opções abaixo:
· Demonflip Throw
· Demonflip Palm (para derrubar e dar bait, errando de propósito perto do oponente)
· Demonflip Divekick (normal/cross-up)
D) Andar
Simplesmente andar e agarrar ou atacar de outra maneira é também uma forma de confundir o oponente que acha que o golpe será aéreo.
Step 3: The Mixup
A) Option Select (c.LK/throw tech)
É uma ótima opção para entrar num hit-confirm ou para dar tempo de sair de um possível tentativa agarrão.
A) Option Select (c.LK/throw tech)
É uma ótima opção para entrar num hit-confirm ou para dar tempo de sair de um possível tentativa agarrão.
B) Air Tatsu
O air tatsu nomal ou cross up é o que ajudou a dar nome ao vortex pela sua forma que usaremos no votex akuma, ele facilita dar um sweep ou srk depois de escutá-lo e ajuda a manter um mix-up sólido e mais imprevisível, opções pós tatsu:
O air tatsu nomal ou cross up é o que ajudou a dar nome ao vortex pela sua forma que usaremos no votex akuma, ele facilita dar um sweep ou srk depois de escutá-lo e ajuda a manter um mix-up sólido e mais imprevisível, opções pós tatsu:
· Sweep
· Shoryuken (normal/FADC shaku)
· Tastu no chão comHK (te deixa bem perto do oponente quando ele levantar)
· Nada
C) Pulos Ambíguos
São aqueles que da quase não dá cross-up, pois depende de como foi o pulo. Eles são difíceis de se identificar o lado certo de defender.
São aqueles que da quase não dá cross-up, pois depende de como foi o pulo. Eles são difíceis de se identificar o lado certo de defender.
· Voadora com Lk ( tambem dá para fazer com MK e HK, porém é difícil de encaixar)
· Cross-up Air Fireball (ambiguo or falso/bait)
· Cross-up Demonflip Dive Kick
D) Agarrões
Há varias maneiras de encaixar um agarrão a idéia aqui e fazer o oponente esperar que você vá agarrar, o Demon flip Throw seguido de um dash para frente te deixa numa posição estratégica favorável para mix ups se der dois dashes melhor ainda e em seguida boas opções são:
· Agarrar normalmente
· FADC e agarrar
· Demonflip Throw
· Jogar para trás
· Jogar para frente (a.k.a. Exploding Heart Technique)
E) Manobras Evasivas
Manobras para você usar sempre que estiver em perigo e também para recuperar caso tem absorvido com focus alguma coisa
Manobras para você usar sempre que estiver em perigo e também para recuperar caso tem absorvido com focus alguma coisa
· Teleport
· Pular para trás atacando
· Pular para trás e Hdk
· Backdash (para sair de agarrões ao levantar)
· Demonflip Palm (fintar e dar bait num reversal)
F) Gimmicks
Mas umas coisas uteis para seu mix
· Shoryuken (random/hit-cofirmable)
· Air EX Fireballs (com sweep, overhead ou combo)
· Voadora com Hp
· Kara Demon
· Tick Demon
BNB e Sweep
Lista dos char em quem funciona:
YES:
Dan
Rose
Sakura
C. Viper
Balrog
Vega
Sagat
Seth
E. Honda
Zangief
Guile
Chun-Li
Dhalsim
Fei Long
Cammy
Akuma
Gouken
NO:
Gen
Abel
Rufus
El Fuerte
M. Bison
Ken
Ryu
Blanka
Lista dos char em quem funciona:
YES:
Dan
Rose
Sakura
C. Viper
Balrog
Vega
Sagat
Seth
E. Honda
Zangief
Guile
Chun-Li
Dhalsim
Fei Long
Cammy
Akuma
Gouken
NO:
Gen
Abel
Rufus
El Fuerte
M. Bison
Ken
Ryu
Blanka
Exploding Heart Technique (Forward Throw Trick)
Esta técnica começa jogando o oponente para frente (forward throw) e dando dash duas vezes o mais rápido que puder e cancelando dando demon flip Mk ou Hk
MK Demonflip Dive Kick
Esta técnica começa jogando o oponente para frente (forward throw) e dando dash duas vezes o mais rápido que puder e cancelando dando demon flip Mk ou Hk
MK Demonflip Dive Kick
· Sagat: os Tiger Uppercuts , esquiva do ultra Ultra.
· Ken: esquiva de todos Shoryukens .
· Akuma: trade hit LP/MP SRK, esquiva de todos HP SRK.
· Ryu: esquiva de LP/MP SRK, trade hit HP SRK (cuidado com ultra/super)
· M. Bison: esquiva de todas Scissor Kick.
Raging Demon
Bjs da Balalaika See ya Next Space Cowboys
Ps: seu FeedBack é importante para o Dojo não deixe de falar o que achou, bom ruim ou se tem o que complementar
E fica ai os pesames a Gouri Daisuke, 57 anos que morreu essa semana. Ele fazia a voz do Heihachi Mishima no Tekken.
RIP.
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