Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Akuma Vortex

“o Vortex” é nada mais nada menos que o nome do mix-up do akuma ao derrubar o oponente e tirar vantagem dele que ao chão tem poucas opções contra o arsenal de golpes do gouki. Em verdade por se dizer que todos os personagens têm o poder de usar o vortex, mas nosso demônio aqui tem uma variedade monstruosa de ataques com uma certa segurança de aplicação, alias o nome foi dado pelo Arturo Sanchez. E o Lord of Ultima sintetizou o conhecimento em vídeos para melhor entendermos do que se trata esse estilo.


(caso não saiba algum termo veja o glossário, deixe um comentário ou pergunte!  )


Há tipos de ataques que ao derrubar o oponente não é possível usar o quick recover para levantar mais rápido (untechable Knockdowns), o Sweep (rasteira forte) e agarrões são os principais, deixando o oponente no chão o deixa num amplo jogo de tentar adivinhar qual é seu próximo movimento para que ele possa contra-atacar basicamente o wake-up game vira um jo-ken-po mas a seu favor. E essa é basicamente a graça do vortex deixar o oponente no chão, induzi-lo ao erro toda vez que ele for levantar e lançá-lo ao chão novamente.
O vídeo e a explicação foram feitos pelo LordofUltima e separou em três passos o Knockdown (derrubar) o Setups (maneiras de emendar algum untechable knockdown) e o Mixup.
Assista o vídeo e logo  abaixo vem o um guia para ajudar a acompanhar o do tutorial.



Step 1: The Knockdown:
A) Sweep
·         Poke/Counter-poke Sweep
·         Jumping Attack -> Sweep
·         Focus Attack -> Sweep
·         Normal/Cross-up Air Tatsu -> Sweep
·         Fireball -> FADC -> Sweep
·         Bread n' Butter -> Sweep (character specific)
·         Standing Jab (far) -> Sweep
B) Throw
·         Agarrão para trás
·         Agarrão para frente
·         Demonflip Throw
C) Demonflip
·         Palm
·         Slide
D)Super/Ultra Combo


Step 2: The Setup

A)Empty/Safe/Fake Jump
Essas são maneiras de chegar perto do seu oponente de uma forma segura sem tomar

reversal e que podem dar iscas para eles errarem possível reversais ao levantar que normalmente você não conseguiria sair se desse uma voadora comum. Pode ser:


·         Normal ou Cross-up



B) Ataques Aéreos
  Essas opções para iniciar combos e mix-ups é quase o Creme de La creme do Vortex, é onde a maioria das pessoas se confundem em que decisão tomar ao levantar.


·         Normal Jump Attack
·         Neutral Jump Attack
·         Cross-up Jump Attack
·         Normal/EX Air Fireball (norm/cross-up)
·         Normal/Cross-up Air Tatsu

C) Demonflip
A vantagem do Demonflip é sua natureza imprevisível dada as múltiplas opções que ele dá

E estas podendo ter variações de acordo com o a força do chute que você apertou e a hora que aciona um das opções abaixo:
·         Demonflip Throw
·         Demonflip Palm (para derrubar e dar bait, errando de propósito perto do oponente)
·         Demonflip Divekick (normal/cross-up)

D) Andar
 Simplesmente andar e agarrar ou atacar de outra maneira é também uma forma de confundir o oponente que acha que o golpe será aéreo.

Step 3: The Mixup

A) Option Select (c.LK/throw tech)
 É uma ótima opção para entrar num hit-confirm ou para dar tempo de sair de um possível tentativa agarrão.

B) Air Tatsu
 O air tatsu nomal ou cross up é o que ajudou a dar nome ao vortex pela sua forma que usaremos no votex akuma,  ele facilita dar um sweep ou srk  depois de escutá-lo e ajuda a manter um mix-up sólido e mais imprevisível, opções pós tatsu:
·         Sweep
·         Shoryuken (normal/FADC shaku)
·         Tastu no chão comHK (te deixa bem perto do oponente quando ele levantar)
·         Nada




C) Pulos Ambíguos
São aqueles que da quase não dá cross-up, pois depende de como foi o pulo. Eles são difíceis de se identificar o lado certo de defender.

·         Voadora com Lk ( tambem dá para fazer com MK e HK, porém é difícil de encaixar)
·         Cross-up Air Fireball (ambiguo or falso/bait)
·         Cross-up Demonflip Dive Kick

D) Agarrões

Há varias maneiras  de encaixar um agarrão a idéia aqui e fazer o oponente esperar que você vá agarrar, o Demon flip Throw seguido de um dash para frente te deixa numa posição estratégica favorável para mix ups se der dois dashes melhor ainda e em seguida boas opções são:


·         Agarrar normalmente
·         FADC e agarrar
·         Demonflip Throw
·         Jogar para trás
·         Jogar para frente (a.k.a. Exploding Heart Technique)

E) Manobras Evasivas
 Manobras para você usar sempre que estiver em perigo e também para recuperar caso tem absorvido com focus alguma coisa

·         Teleport
·         Pular para trás  atacando
·         Pular para trás e Hdk
·         Backdash (para sair de agarrões ao levantar)
·         Demonflip Palm (fintar e dar bait num reversal)

F) Gimmicks
  Mas umas coisas uteis para seu mix

·         Shoryuken (random/hit-cofirmable)
·         Air EX Fireballs (com sweep, overhead ou combo)
·         Voadora com Hp
·         Kara Demon
·         Tick Demon

BNB e Sweep
Lista dos char em quem funciona:

YES:
Dan
Rose
Sakura
C. Viper
Balrog
Vega
Sagat
Seth
E. Honda
Zangief
Guile
Chun-Li
Dhalsim
Fei Long
Cammy
Akuma
Gouken

NO:
Gen
Abel
Rufus
El Fuerte
M. Bison
Ken
Ryu
Blanka


Exploding Heart Technique (Forward Throw Trick)
Esta técnica começa jogando o oponente para frente (forward throw) e dando dash duas vezes o mais rápido que puder e cancelando dando demon flip Mk ou Hk

MK Demonflip Dive Kick
·         Sagat: os Tiger Uppercuts , esquiva do ultra Ultra.
·         Ken: esquiva de todos Shoryukens .
·         Akuma: trade hit LP/MP SRK, esquiva de todos HP SRK.
·         Ryu: esquiva de  LP/MP SRK, trade hit HP SRK (cuidado com ultra/super)
·         M. Bison: esquiva de todas Scissor Kick.





Sneaky Demons – Kara demons

Akuma: Warm Up – Aquecimento,  Combos que devemos ter em mente para o Akuma

Raging Demon




Bjs da Balalaika See ya Next Space Cowboys


Ps: seu FeedBack é importante para o Dojo não deixe de falar o que achou, bom ruim ou se tem o que complementar

E fica ai os pesames a Gouri Daisuke, 57 anos que morreu essa semana. Ele fazia a voz do Heihachi Mishima no Tekken.
RIP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário