Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Footsies capitulo 1



(caso não saiba algum termo veja o glossário, deixe um comentário ou pergunte!)

Footsie  é uma das habilidades  mais valiosas em jogos de luta, é uma dinâmica de jogo complexa  e dificilmente da para entender e incorporar ao seu jogo logo de cara, mas aqui é o Saikyo Dojo e o mestre Dan pessoalmente me entregou esse Scroll ,  para passar adiante o conhecimento vocês meros mortais e para que consigam ter mais visão de jogo pois se esse conhecimento adentrar em sua massa cinzenta tu poderá não só aplicar mas tentar se esquivar dessas situações. Serão vários capítulos porque a estrada é longa mas será disposto para ser digerido lentamente assim você poderá ir incorporando ao seu estilo de jogo.


- Lição 01 –

O mais básico sobre footsies é entrar numa área em que você fique teoricamente em desvantagem e tomar pokes e rapidamente sair dessa área de ataque do oponente. Um exemplo bem simples é você derruba um Ryu noob ou Cammy Noob fica abaixado ele levanta no SRK e simplesmente pune o oponente pelo erro, mas o footsie é mais profundo que isso. O ABC desse estilo começa quando você brinca com as reações naturais do oponente como o Mike Watson fez nessa luta analise-a totalmente o ABC do footsie está ai. Em lutas meio tensas, ou quando a luta está rápida manda ver nas iscas e fazer o oponente pensar errado principalmente contra golpes que deixam a guarda muito aberta. Nessa luta   aos  1:41 houve dois baits seguidos pela reação natural do guile de atacar e a vantagem é foi para o blanka nessa luta justo por aproveitar essas reações.


- Lição 02-

Determinar  quais de seus golpes e combos que o oponente não consegue dar um reversal principalmente contra char que tem boa mobilidade e e com isso mantenha-o sobre controle. Um das maiores  vantagens que você pode tirar de seu oponente é parecer vulnerável quando na verdade a intenção é deixar ele vulnerável, em lutas tensas e apertadas isso modifica a luta para seu lado principalmente que na maioria dos casos leva o oponente a gastar as barras de ultra e especial de bobeira e ainda ficar extremamente vulnerável caso ele realmente erre um ultra ou super ou mesmo um outro golpe comum mas colocado errado já que na verdade tu não estava vulnerável e preparou um punish para ele. Nada melhor que esta luta aos 3:30 i Alex Valle pulou sem apertar nem um botão deixando na vantagem, choi achou que seria uma voadora e preparou um super do Ken que mataria o Valle mas quem tomou foi o Choi. Alex Valle ficou famoso por ser um dos melhores jogadores trabalhando a luta com Footsies.


- Lição 03 –

Agora que você já deu muito punishiments no seu oponente pelos erros, das duas uma ou ele já morreu ele começou a hesitar abuse em alternar entre pokes e agarrões. Sempre é perigoso entrar na área de ataque do oponente por isso pense se você já conseguiu  condicioná-lo a hesitação, esta luta durante o Evo de 2007 é um excelente exemplo disso, durante o primeiro round a sakura sobre pressão condiciona depois o Iori constante erro e hesitação grande Jhon Choi!
Todas essas informações são para qualquer jogo de luta. Por isso zoning e footsie é fundamental e a maioria dos que jogam a muito tempo já aprenderam isso empiricamente.

- Dan’s bonus Lesson
 As vezes  quando a luta ficar difícil esconda-se atrás da mesa. Justin foi esperto.
All thx to sonichurricane.com!

semana que vem tem mais sobre esse assunto! see ya folks

Nenhum comentário:

Postar um comentário