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quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

O que é Zoning?

Zoning (zone, zona ahn ahn caiu a ficha?), significa manter  uma posição na tela que seja favorável  ao arsenal do seu personagem. Rushdown, Footsies, Turtling, Runaway,  e todas as outras categorias de estilos de jogo envolve algum tipo de aspecto advindo do zoning.

Em alguns casos, essa área ocupa boa parte da tela. Por exemplo, com quase qualquer personagem do Street Fighter  imagine uma linha vertical a 1/3  de distancia do personagem. Se você colocar Dhalsim em todo espaço restante da tela ele automaticamente ganha uma vantagem significativa, só pelo fato de ter que cruzar a tela inteira para poder atacá-lo.

Por outro lado Zangief tem uma enorme desvantagem caso permaneça nos 2/3 restantes de tela. Porem se ele der repente  entrar na zona de 1/3...Bem comece a rezar...
 
Em outros casos, a vantagem que se consegue com zoning não depende de apenas uma zona especifica da tela e sim mais de uma. Guile pode dominar a luta  de longe, os sonic booms são ótimos para controlar a longa distancia. Caso o oponente ache um ponto cego, Guile entrará desvantagem, porem se caso oponente chegue muito perto é ele entrará desvantagem mais uma vez, porque a variedade de golpes normais do Guile permite um ótimo Mix-up de perto e também dão ferramentas para ganhar distancia novamente caso queira. A tela vira tabuleiro de xadrez e quem fizer o melhor movimento ganha maior vantagem.
    


Devemos também ponderar as circunstancias em que chegamos a uma posição na tela. Por exemplo, um personagem que usa muito o estilo Runaway, o Veja tem boa vantagem a ¼  da tela porem numa pressa para fugir ele pode acabar encurralado no canto da tela e encontrar um terrível fim...No entanto um Turtle nato como Honda ganha uma certa vantagem estando no canto pois diminui a possibilidade de tomar um cross-up.

Cabe a você uma analise de seu personagem, do oponente e do momento para pensar em uma posição estratégica na tela. Parece muito teórico, mas com o tempo você pega o feeling da coisa. Tente sempre considerar a distancia de seus ataques, a distancia dos ataques do oponente, a mudança de comportamento quando o oponente está com a barra de super/ultra cheia e o estilo de luta dele assim pensar nas melhores posições para se defender  ou desferir um combo poderoso.


ALL KUDOS TO MAJ AND sonichurricane.com/ 

Adaptação mana Balalaika see you Next Space Cowboys

Dan's Bonus Gift : Street Fighter 4 Ost 


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