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sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Footsies 3

 TODOS KUDOS PARABENIZAÇÔES PARA SONIC HURRICANE! All KUDOS AND THX TO SONIC HURRICANE
Site: http://sonichurricane.com/
Youtube channel:http://www.youtube.com/user/sonichurricanedotcom


(caso não saiba algum termo veja o glossário, deixe um comentário ou pergunte!  )

Para quem não viu o capitulo 1 clique aqui.
Para quem não viu o capitulo 2 clique aqui.

Obs.As palavras em evidencia são hiperlinks clique nelas para ver o exemplo em video


Esse capitulo focará nas vantagens de colocar seu oponente no canto da tela. Se você notou a capacidade de entender como a  sair da área de ataque do oponente é crucial no footsie. Colocar o oponente no canto você anula uma das opções de fuga dele que é andar para traz então o controle da luta, espaçamento e a habilidade de entrar e sair da aera de ataque ficam a seu favor.
(nota: essa é uma das que mais gosto, é daí que vem os maiores xingamentos online contra minha pessoa rsrsrsrs).


-Lição 07-


Sempre que  o oponente for ao chão  tente estabelecer uma distancia fora do alcance do outro jogador (observe a distancia do akuma na foto abaixo). Assim que pegar o feeling eles já estão avançando ou deixando a guarda baixa, então abuse do seus pokes como por exemplo o chute médio do bison ou dos shotos o chute médio abaixado. Tomar um desses pokes dará uma vontade enorme do oponente de contra atacar , simplesmente movimentes-se se possível sem apertar nem um botão de ataque (assim fica mantido a vantagem de continuar dando pokes), quando o ataque acertar o vácuo você pode continuar em mais um poke, punir devidamente ou  simplesmente andar e agarrar lançado-o no canto da tela novamente.  Não se esqueça que veteranos dão counter-poke com rasteira forte então a qualquer sinal de um pouco mais de espaço para a ela não te pegar.
                                                                                          
-Lição 08-


Rapidamente depois de conseguir agarrar o oponente na cara dura, você pode andar novamente  como se fosse agarrar e dar um passo para traz para ver o oponente tentando apertar o Lp e Lk para não ser agarrado. Se conseguir fazê-lo agarrar o ar puna-o com o melhor combo/golpe que puder.  O canto da tela limita muito as opções do oponente e obriga ele a tomar muitos riscos para escapar, certamente eles não vão simplesmente tentar andar para fora do seu alcance de seus throws , o mais comum é tentar fazer um movimento que te iluda afim de fugir para ter mais espaço. Tendo movimentação limitada também facilita dar baits.

-Lição 09-


Pressionar  com combos básicos ou BlockStrings, dar poke com chute ou soco fraco na distancia máxima possível permitirá mante-lo sem saídas. O canto da tela também vai lhe assegurar que seu golpes sempre acertarão, e você não perde nada (ganha até) se ele permanecer defendendo. No entanto eles tentarão apertar algum botão e o seu normalmente vai sair primeiro. A maioria das pessoas ao ter o ataque interrompido tem como reação defender e ai adivinha? Você faz a técnica ultra difícil de andar e agarrar (rsrsrrs) isso num momento de hesitação por parte do outro jogador.  Alguns optam por sair pulando pode dar seu Tiger robocop, roriugui, facão, pente , aham seu srk ou antiaéreo de sua preferência.

De forma geral há duas maneiras de lidar com o oponente ao deixá-lo no canto a primeira é aproveitar vantagem da pressão que você esta colocando e derrotar o oponente rapidamente o famoso RTSD. A segunda opção é bloquear todas as tentativas do oponente de sair do canto, nessa luta pela liga eu (balalaika) fiz durante o segundo round, mas também temos alguém muito melhor que eu também fazendo.


É difícil achar exemplos de footsies nas finais dos champs, pois os dois jogadores estão atentos que qualquer coisa pode ser punida, e antes de ficar no canto eles dão jeito pra sair e caso fique, ficam extremamente defensivos esperando o erro do jogador na ofensiva vacilar para sair do canto, as vezes dá 5 ou até mesmo 10 segundos sem ninguém agir só medindo possibilidades, pois um não quer que o outro saia do canto e o outro não que ser punido. Mas a maioria esmagadora de jogadores que ficam no canto tende a derrota.


Regra#2: Dite onde você e o jogador adversário permanecerão durante a partida(A.K.A domine o zoning da luta). Exemplo disso a belíssima vitoria de virada do Alex Wolfe no Evo West 2k6. De Dhalsim tem um péssimo começo, mas depois engata seu jogo, ele simplesmente se recusa a jogar de longe sendo que o jogo do Dhalsim geralmente de longe, ele chega perto e destrói! Ele faz de todas as formas possíveis e impossíveis para deixar o Bison preso no jogo de perto e não resetar a partida. Uma das melhores lutas num Evo.

Dan’s Bonus lesson


See ya Next Space cowboys, bjks da mana balalaika

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